sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Tão lento que quase parou, ou será que parou?

Juizado especial ainda mais lento
Publicado em 27/02/2009 | Vinicius Boreki
Cinco mil audiências foram adiadas desde que o Tribunal de Justiça (TJ) cancelou a gratificação noturna aos servidores dos juizados especiais de Curitiba – eram realizadas pelo menos 35 audiências por noite. E a situação deve piorar nos próximos dias, contrariando o objetivo inicial dos juizados: agilizar a Justiça em casos de fácil solução.
Na última quarta-feira, o prédio onde é realizado o serviço foi interditado pelo TJ. Diariamente, cerca de 1,2 mil pessoas pediam orientações no balcão e 800 davam entrada em processos ou recolhiam informações sobre as suas ações. Hoje, os juizados atendem a questões emergenciais em uma instalação do Centro e, a partir de segunda-feira, haverá atendimento no prédio anexo ao TJ, no Centro Cívico.
O presidente do TJ, desembargador Carlos Augusto Hoffmann, assumiu, em entrevista coletiva concedida ontem pela manhã, que os atrasos no andamento judicial são inevitáveis. Porém, segundo ele, não há como quantificar a demora. De acordo com Hoffmann, as audiências agendadas para as próximas semanas serão adiadas e não há prazo definido para a solução do imbróglio.
“Estamos procurando imóveis para locação ou compra que possam atender a todas as necessidades dos juizados especiais”, afirmou. A nova edificação escolhida pelo órgão pode, inclusive, aumentar o espaço físico em relação ao que existe na sede interditada. “Temos um imóvel em vista, mas há uma série de barreiras a serem vencidas para uma definição”, disse.
Entre os funcionários, há intenção de dar conta da demanda de processos. A assessora do diretor do fórum, Fernanda Preuss, levou uma série de processos para casa para tentar agilizar na realização de sentenças e despachos. “Mais seis pessoas que trabalham junto comigo vão adotar o mesmo procedimento”, diz. Para Fernanda, havia necessidade de espaço físico maior para os juizados. “Há tempos pleiteávamos espaço maior, com mais capacidade de atendimento e de trabalho”, afirma. No local interditado, alguns servidores atuavam na tarde de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário