sexta-feira, 7 de agosto de 2009

INQUÉRITOS POLICIAIS - VAZAMENTO É A REGRA AFIRMA GILMAR MENDES, PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, criticou o vazamento de informações sigilosas de inquéritos da Polícia Federal. Segundo ele, a prática de vazamento vem sendo feita com tranquilidade no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente a emissoras de televisão.

"A Polícia Federal, durante todo o governo Lula, praticou com grande tranquilidade o vazamento. E eu acho até que é uma das marcas da gestão Paulo Lacerda [ex-diretor-geral da instituição] na Polícia Federal era o vazamento. Só que o vazamento era dado às emissoras de televisão", afirmou o ministro, em São Paulo, após visita ao TJ (Tribunal de Justiça) paulista.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96
u602781.shtml


Nota do blog: não custa lembrar que o acesso irrestrito aos autos de Inquérito Policial é súmula vinculante do Supremo (07) e que o vazamento para imprensa é violação as garantias constitucionais. Na prática a regra é: invade-se o domicílio/empresa; prende-se; veda-se acesso aos autos; e o acusado sabe de tudo pela TV (estando preso...). É uma vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário